O TÉCNICO EM AÇÚCAR E ÁLCOOL é o profissional que atua no controle e na supervisão dos processos tecnológicos da produção de açúcar e álcool e subprodutos. Efetua análises físico-químicas de amostras de matérias-primas e produtos nas etapas dos processos de industrialização da cana-de-açúcar, faz o controle de qualidade dos processos, aplica normas seguidas pela empresa, respeita os padrões de higiene e segurança do trabalho e preservação ambiental. Compõe equipes de programas e procedimentos de segurança e análise de riscos, desde a produção da matéria-prima até a expedição dos produtos finais.
Eixo Tecnológico: Produção Industrial.
Mercado de trabalho: Usinas de açúcar e álcool, destilarias, empresas distribuidoras de combustíveis e de produção e venda de insumos industriais. Fazendas e cooperativas de cana-de-açúcar. Laboratórios de análises. Órgãos públicos.
O TÉCNICO EM MECATRÔNICA é o profissional que atua no projeto, montagem e instalação de máquinas e equipamentos automatizados e sistemas robotizados. Realiza medições, programação e opera sistemas mecatrônicos, conforme especificações técnicas. Utiliza softwares específicos e linguagens de programação. Atua com tecnologias de manufatura aditiva, sistemas ciberfísicos e processos de produção com internet das coisas. Pode coordenar equipes e treinamento operacional, nos limites de suas atribuições. Atua na melhoria dos sistemas convencionais de produção. Realiza manutenções preditiva, preventiva e corretiva, em conformidade com as normas técnicas e de higiene, segurança, qualidade e proteção ao meio ambiente. Integra equipamentos mecânicos e eletrônicos e executa procedimentos de controle da qualidade e gestão.
Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais.
Mercado de trabalho: Laboratórios de controle de qualidade. Empresas integradoras de sistemas de automação industrial. Fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados. Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos. Indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilística, metalomecânica e plástico.
O TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE é o profissional que coleta, armazena e interpreta dados ambientais, auxilia na elaboração de laudos e relatórios, participa da gestão ambiental de empresas e instituições, organiza programas de educação ambiental, promove e executa ações de manejo e conservação dos recursos naturais, monitora o potencial poluidor de processos produtivos e realiza ações que buscam minimizar os impactos ambientais. Gerencia, monitora e opera os processos de coleta, armazenamento e análise de dados ambientais em estações de tratamento de efluentes, afluentes e resíduos sólidos, e de sistema de saneamento integrado à saúde pública. Elabora diagnósticos de condições socioambientais, viabiliza soluções ambientais aos interesses e demandas mercadológicas, por meio da aplicação de biotecnologia e uso racional dos recursos naturais.
Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
MERCADO DE TRABALHO: Aterros sanitários, Autarquias e órgãos públicos, Cooperativas e associações, Empreendimento próprio, Empresas de licenciamento ambiental, Empresas prestadoras de serviços, Estações de monitoramento e tratamento de efluentes (líquidos e gasosos) e resíduos sólidos, Estações de tratamento de água, esgoto sanitário, efluentes industriais e resíduos, Indústrias e demais unidades de produção, Instituições de assistência técnica, pesquisa e extensão rural, Organizações não governamentais (ONGs) ambientais, Unidades de conservação ambiental, Unidades de manejo de recursos hídricos e de resíduos, Terceiro setor, Empresas prestadoras de serviço de controle ambiental, Empresas privadas ou públicas atuantes em Sistemas de Gestão Ambiental, Sistemas de tratamento de água, esgotos e efluentes diversos, Prestação de serviço em consultoria ambiental e gestão de resíduos, Empresas de pesquisa, Parques, jardins botânicos e empresas florestais.
O TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICAé o profissional que acompanha e orienta os procedimentos culinários, as atividades higiênico-sanitárias, as atividades de controle de qualidade e de segurança no trabalho em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Coordena a execução de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Estrutura, ministra cursos e gerencia serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos. Define padrões de procedimentos, contribui na elaboração Manual de Boas Práticas em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) e auxilia na implantação de sistemas de qualidade. Participa de programas de educação alimentar. Realiza a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional. Avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista.
Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Mercado de Trabalho: Hotéis, Clínicas, Escolas, Creches, Hospitais, Supermercados, Indústria de alimentos, Unidades Básicas de Saúde, Instituições de Longa Permanência (ILP), Restaurantes industriais e comerciais (padaria, churrascaria, rotisserie, confeitarias, entre outros).
O TÉCNICO EM QUÍMICAé o profissional que atua na operação, controle e monitoramento de processos industriais. Realiza amostragem, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Avalia atividades do setor químico nos limites de sua atuação. Controla a qualidade de matérias-primas, insumos e produtos finalizados. Desenvolve produtos e processos, aplicando técnicas de segurança laboratorial. Compra e estoca matérias-primas, insumos e produtos em geral do setor químico
Eixo Tecnológico: Produção Industrial.
Mercado de trabalho: Indústrias Químicas. Laboratórios de controle de qualidade, de certificação de produtos químicos, alimentícios e afins. Laboratórios de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento em indústrias ou empresas químicas. Empresas de consultoria, assistência técnica, de comercialização de produtos químicos, farmoquímicos e farmacêuticos. Estações de tratamento de águas e efluentes. Autônomo empreendedor.
O TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO é o profissional que participa da gestão dos recursos mercadológicos, humanos, financeiros, materiais e produtivos. Executa as rotinas administrativas, controla materiais, acompanha níveis de eficiência e produtividade e presta atendimento a clientes. Trabalha em equipe, otimiza recursos, propõe inovações e adota postura ética na condução das relações e atividades.
Eixo Tecnológico:Gestão e Negócios.
Mercado de trabalho: * Organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
O TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMASé o profissional que implementa sistemas de informação. Desenvolve aplicações web e mobile. Elabora e implementa persistência em bancos de dados. Utiliza infraestrutura nativa de nuvem para o funcionamento das aplicações desenvolvidas.
Eixo Tecnológico: INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO
Mercado de Trabalho: Empresas e departamentos de desenvolvimento de sistemas em organizações governamentais e não governamentais, podendo também atuar como profissional autônomo.
O TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO é o profissional que participa da gestão dos recursos mercadológicos, humanos, financeiros, materiais e produtivos. Executa as rotinas administrativas, controla materiais, acompanha níveis de eficiência e produtividade e presta atendimento a clientes. Trabalha em equipe, otimiza recursos, propõe inovações e adota postura ética na condução das relações e atividades.
Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios.
Mercado de Trabalho: Organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
O TÉCNICO EM ALIMENTOS é o profissional que atua no processamento e conservação de matérias-primas, produtos e subprodutos da indústria alimentícia e de bebidas, realizando análises físico-químicas, microbiológicas e sensoriais. Auxilia no planejamento, na coordenação e controle de atividades do setor. Promove a sanitização das indústrias alimentícias e de bebidas. Controla e corrige desvios nos processos manuais e automatizados. Acompanha a compra e a manutenção de equipamentos. Participa do desenvolvimento de novos produtos e processos. Auxilia na implantação de sistema de garantia de qualidade e segurança em organizações da área de alimentos. Realiza trabalho em equipe, assumindo papéis de liderança e tomada decisões. Busca atualização e ampliação dos seus conhecimentos em linguagens, capacidade de comunicação oral e escrita. Articula com iniciativa e capacidade de adaptação a novos ambientes e situações. Exerce atitude profissional, postura ética, com visão na sustentabilidade e responsabilidade social.
Eixo Tecnológico: Produção Alimentícia
MERCADO DE TRABALHO: Indústria de insumos para processos e produtos, Órgãos de fiscalização sanitária e proteção ao consumidor, Laboratórios, instituições de ensino, pesquisa e consultoria, Indústrias de alimentos, bebidas e unidades agroindustriais, Entrepostos de armazenamento, beneficiamento e distribuição, Indústrias de ração animal, estações de tratamento de água e resíduos, restaurantes comerciais, padarias, rotisseria, delicatessen, cozinhas industriais experimentais, Empresas do ramo alimentício e de bebidas em áreas como processamento e análise físico-química, sensorial, microbiológica e no desenvolvimento de novos produtos.
O TÉCNICO EM DESENVOLVIMENTO DE SISTEMASé o profissional que implementa sistemas de informação. Desenvolve aplicações web e mobile. Elabora e implementa persistência em bancos de dados. Utiliza infraestrutura nativa de nuvem para o funcionamento das aplicações desenvolvidas.
Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação.
Mercado de Trabalho: Empresas e departamentos de desenvolvimento de sistemas em organizações governamentais e não governamentais, podendo também atuar como profissional autônomo.
O TÉCNICO EM ELETROMECÂNICA é o profissional que planeja, projeta, executa, inspeciona e instala máquinas e equipamentos eletromecânicos. Realiza usinagem e soldagem de peças. Interpreta esquemas de montagem e desenhos técnicos. Realiza montagem, manutenção e entrega técnica de máquinas e equipamentos eletromecânicos. Realiza medições, testes e calibrações de equipamentos eletromecânicos. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão conforme normas técnicas e de segurança do trabalho.
Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais.
Mercado de Trabalho: Concessionárias de energia; Indústrias de açúcar e álcool; Indústrias químicas e de manufatura; Empresas de manutenção e automação industrial; Laboratórios de controle de qualidade, de manutenção e pesquisa.
O TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA é o profissional que planeja, controla e executa a instalação e a manutenção de sistemas e instalações do sistema elétrico de potência, considerando as normas, os padrões e os requisitos técnicos de qualidade, saúde e segurança e de meio ambiente. Elabora e desenvolve projetos de força, controle e proteção para acionamentos industriais, sistema elétrico de potência e infraestrutura elétrica de sistemas de telecomunicações em edificações. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Elabora e desenvolve programação e parametrização de equipamentos do sistema elétrico de potência. Planeja e executa instalação e manutenção de sistemas de aterramento e de descargas atmosféricas em edificações residenciais, comerciais e industriais. Reconhece tecnologias inovadoras presentes na área Elétrica com objetivo de atender às evoluções digitais da sociedade.
Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais.
Mercado de trabalho: Concessionárias e prestadores de serviços de telecomunicações. Empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas elétricos. Laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção. Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos. Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de Sistemas Elétricos.
O TÉCNICO EM ENFERMAGEM é o profissional que atua nos níveis de promoção, recuperação e reabilitação da saúde do indivíduo, família e comunidade. Trabalha na prevenção de doenças e participa do processo de Sistematização da Assistência de Enfermagem, cumprindo as prescrições de acordo com os procedimentos administrativos e assistenciais da profissão. Presta assistência de enfermagem a pacientes clínicos, gravemente enfermos, cirúrgicos, ambulatoriais, sob cuidados paliativos e domiciliares,promovendo também o autocuidado. Executa práticas seguras, obedecendo aos preceitos da ética, conforme legislação que rege o exercício profissional e as normas de Biossegurança e de preservação ambiental.
Eixo Tecnológico: Ambiente e Saúde
Mercado de trabalho: Serviços sociais. Centros de educação. Clínica de diagnóstico. Unidades básicas de saúde. Clínicas de assistência à saúde. Instituições de longa permanência. Estratégia Saúde da família (ESF). Home care (atendimento domiciliar). Instituições hospitalares e ambulatoriais. Serviços de urgência (SAMU e Resgate). Ambulatórios de especialidades e de empresas. Organizações militares e enfermagem offshore (embarcação).
O TÉCNICO EM GASTRONOMIA é o profissional que coordena a organização e a preparação do ambiente de trabalho da cozinha. Monitora o recebimento, a entrada, a saída e o armazenamento de mercadorias em estoque. Supervisiona o pré-preparo e a aplicação de técnicas de corte e cocção em alimentos. Prepara e finaliza produções gastronômicas. Produz e executa fichas técnicas operacionais para produções gastronômicas. Colabora com a elaboração e a revisão de cardápios. Intermedia as relações entre as equipes de cozinha, salão e bar, além de auxiliar na coordenação da equipe de cozinha.
Eixo Tecnológico: Turismo, Hospitalidade e Lazer
MERCADO DE TRABALHO: Bares, Eventos, Catering Lanchonetes, Restaurantes, Cozinha industrial, Meios de hospedagem, Cruzeiros marítimos e embarcações turísticas, Demais estabelecimentos que ofertem refeições.
O TÉCNICO EM INFORMÁTICA PARA INTERNET é o profissional que desenvolve soluções para web e dispositivos móveis, utilizando banco de dados e serviços. Seleciona recursos de desenvolvimento de sistemas e aplicações web e mobile, participando da seleção de metodologias de desenvolvimento de sistemas, de linguagem de programação e de ferramentas de desenvolvimento. Realiza o planejamento das ações de trabalho, documentação das aplicações, desenvolvimento e teste das aplicações para web e dispositivos móveis. Realiza a publicação, distribuição, manutenção e monitoria das aplicações para web e dispositivos móveis. Aplica ações de marketing digital, realiza a publicação de conteúdo de websites e mídias sociais. Concebe e desenvolve obras de arte digitais e projetos de design para a Internet. Aplica critérios de ergonomia, usabilidade e acessibilidade.
Eixo Tecnológico: Informação e Comunicação.
Mercado de Trabalho:Agências de publicidade e propaganda. Centros de pesquisa em qualquer área, escolas e universidades. Empresas e Instituições públicas, privadas e do terceiro setor, em geral. Empresas de desenvolvimento de aplicativos para celulares, tablets e computadores. Empresas de desenvolvimento de websites para Internet, criação de interfaces e aplicativos empregados no comércio eletrônico, marketing digital, mídias sociais e Internet das Coisas. Como profissional autônomo em prestação de serviços que demandem programação de computadores para Internet, manutenção e análise de projeto que auxiliam o processo de criação de interface.
O TÉCNICO EM LOGÍSTICAé o profissional que colabora nos processos de planejamento, programação, operação e controle nas áreas de fluxo logístico: compras/suprimentos, armazenagem, estoques, movimentação, produção de bens e serviços e expedição. Organiza e viabiliza transporte e distribuição de insumos, produtos acabados e serviços. Colabora com o planejamento da produção e coordena a manutenção de máquinas e equipamentos, com base na tecnologia da informação. Identifica custos e mapeia o custeio de áreas produtivas. Interpreta e elabora tabelas e gráficos. Desenvolve atividades em equipe, segundo princípios éticos e cidadãos, priorizando procedimentos de qualidade, segurança e higiene no ambiente de trabalho.
Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios.
Mercado de trabalho:Comércio. Indústrias. Transportadoras. Armazéns gerais. Centros de distribuição.
O TÉCNICO EM MECÂNICA é o profissional que elabora projetos de produtos, ferramentas, controle da qualidade, manutenção de máquinas, equipamentos mecânicos e sistemas automatizados de manufatura. Planeja, implanta e controla procedimentos de instalação, inspeção e manutenção mecânica de máquinas e equipamentos. Desenvolve e controla processos de fabricação e montagem de conjuntos mecânicos. Opera equipamentos de usinagem e conformação de metais. Identifica e aplica procedimentos de soldagem. Seleciona e aplica técnicas de medição, ensaios e novas tecnologias. Específica materiais para construção mecânica. Elabora e interpreta desenho e documentação técnica. Realiza compras e vendas técnicas e cumpre normas e procedimentos de saúde, preservação ambiental e de segurança no trabalho.
Eixo Tecnológico: Controle e Processos Industriais.
Mercado de trabalho:Empresas prestadoras de serviços de manutenção e instalações industriais. Indústrias fabricantes de produtos de metal, borracha e plástico, de máquinas, equipamentos, aparelhos e materiais elétricos e de equipamentos de instrumentação. Laboratórios de controle da qualidade, inspeção técnica e pesquisa na área mecânica. Indústria de alimentos e bebidas, Têxtil, Farmacêutica, Automobilística, Aeroespacial e Instrumentos e medidas.
O TÉCNICO EM MECATRÔNICA é o profissional que atua no projeto, montagem e instalação de máquinas e equipamentos automatizados e sistemas robotizados. Realiza medições, programação e opera sistemas mecatrônicos, conforme especificações técnicas. Utiliza softwares específicos e linguagens de programação. Pode coordenar equipes e treinamento operacional, nos limites de suas atribuições. Atua na melhoria dos sistemas convencionais de produção. Realiza manutenções preditiva, preventiva e corretiva, em conformidade com as normas técnicas e de higiene, segurança, qualidade e proteção ao meio ambiente. Integra equipamentos mecânicos e eletrônicos e executa procedimentos de controle da qualidade e gestão.
Eixo Tecnológico: : Controle e Processos Industriais.
Mercado de Trabalho: Laboratórios de controle de qualidade; Empresas integradoras de sistemas de automação industrial; Fabricantes de máquinas, componentes e equipamentos robotizados; Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos; Indústrias com linhas de produção automatizadas, aeroespaciais, automobilística, metalomecânica e plástico.
O TÉCNICO EM NUTRIÇÃO E DIETÉTICA é o profissional que acompanha e orienta os procedimentos culinários, as atividades higiênico-sanitárias, as atividades de controle de qualidade e de segurança no trabalho em todo o processo de produção de refeições e alimentos. Coordena a execução de porcionamento, transporte e distribuição de refeições. Estrutura, ministra cursos e gerencia serviços de atendimento ao consumidor de indústrias de alimentos. Define padrões de procedimentos, elabora Manual de Boas Práticas em Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN) e implanta sistemas de qualidade. Participa de programas de educação alimentar. Realiza a pesagem de pacientes e aplica outras técnicas de mensuração de dados corporais para subsidiar a avaliação nutricional. Avalia as dietas de rotina com a prescrição dietética indicada pelo nutricionista.
Eixo Tecnológico: : Ambiente e Saúde
Mercado de Trabalho: Restaurantes industriais e comerciais (padaria, churrascaria, rotisserie, confeitarias, entre outros), hotéis, creches, escolas, supermercados, hospitais, clínicas, Instituições de Longa Permanência (ILP), Unidades Básicas de Saúde, indústria de alimentos.
O TÉCNICO EM RECURSOS HUMANOS é o profissional que detém aptidão para intermediar as relações interpessoais e éticas de uma organização. É habilitado para trabalhar na execução das rotinas administrativas de pessoal com base na Legislação Trabalhista e Previdenciária. Auxilia no controle e avaliação de subsistemas de gerenciamento e contribui para a implementação das estratégias organizacionais. Compromete-se com o desenvolvimento humano, administra pessoal, promove ações de treinamento, identifica e sugere plano de benefícios. Descreve e classifica postos de trabalho, aplica questionários e processa informações acerca dos trabalhadores. Atua nos processos de recrutamento, seleção e integração, assessora as relações de trabalho e sistemas de avaliação de desempenho.
Eixo Tecnológico: Gestão e Negócios.
Mercado de Trabalho: Organizações públicas, privadas, mistas e do terceiro setor ou como autônomos e consultores.
O TÉCNICO EM QUÍMICA é o profissional que atua na operação, controle e monitoramento de processos industriais. Realiza amostragem, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Avalia atividades do setor químico, nos limites de sua atuação. Controla a qualidade de matérias-primas, insumos e produtos finalizados. Desenvolve produtos e processos com aplicação de técnicas de segurança laboratorial e ambiental. Compra e estoca matérias-primas, insumos e produtos em geral do setor químico.
Eixo Tecnológico: : Produção Industrial
Mercado de Trabalho:Indústrias químicas. Autônomo empreendedor. Estações de tratamento de águas e efluentes. Laboratórios de controle de qualidade, de certificação de produtos químicos, alimentícios e afins. Laboratórios de ensino, de pesquisa e de desenvolvimento em indústrias ou empresas químicas. Empresas de consultoria, assistência técnica, de comercialização de produtos químicos, farmoquímicos e farmacêuticos.